Interessado no evento? Não perca tempo, participe já!

Inscreva-se

Territorialidade e povos indígenas: caminhos para um compromisso ético-político com o corpo e o território

Período de realização: 29/04/2025 até 29/04/2025
98 inscrito(s) / 200 vaga(s)

Os projetos Articula Rede e Laboratório de Psicologia Educacional Escolar - LAPEE - covidam toda a sociedade e comunidade acadêmica para a mesa-redonda “Territorialidade e povos indígenas: caminhos para um compromisso ético-político com o corpo e o território”.
O evento contará com a participação de importantes lideranças e pesquisadores indígenas: Meyriane Costa, indígena do Território Katu, mestra em Antropologia Social e escritora; Luiz Katu, Cacique Potiguara do Território Katu, professor honoris causa pela UERN e ativista indígena reconhecido nacionalmente; e o Dioclecio Mendonça, Cacique da Comunidade Indígena Santa Terezinha do Território Mendonça, pedagogo e pesquisador com atuação na área de educação e povos indígenas do Rio Grande do Norte. A mediação será conduzida pela Professora Marcela Costa, docente do curso de Psicologia da UNI-RN.
Horário: 18h30
Data: 29/04/2025
Local: Auditório Central da UNI-RN.
Abrindo o evento, o Cacique Luiz Katy, realizará uma apresentação cultural, seguida pela mesa-redonda. Ao longo da programação, o público poderá visitar a exposição fotográfica, com registros da fotógrafa Lu Santiago, que convida a uma vivência sensível sobre a 21º edição do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil.

Esperamos por vocês!


Programação

PALESTRANTES:
Meyriane Costa - Educadora do Campo, mestra em Antropologia Social, poeta e indígena do território Katu, articuladora do grupo de mulheres da resistência Katu e autora de “Poesias de uma potiguara: a letra viva é aquela que fala” e “Nascentes”
Luiz Katu - Cacique Potiguara no Território Katu. Professor indígena de etnohistoria nas escolas indígena Alfredo Lima e João Lino da Silva, em Goianinha e Canguaretama. Professor pesquisador no curso de formação continuada Saberes Indígena Na Escola (MEC/IFRN). Membro titular no CAMEJA - Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Coordenador do coletivo etnokatu e dos Guardiões potiguara Katu. Professor Honoris Causa pela UERN. Coordenador de polo no curso de Licenciatura intercultural Indígena pela UFRN. Palestrante e ativistas no movimento indígena nacional.
Dioclécio Mendonça - Cacique da comunidade indígena Santa Terezinha do Território Mendonça no Estado do Rio Grande do Norte. Coordenador Administrativo da Associação Comunitária Indígena do Povo Mendonça Potiguara (2016); Membro da APOINME Microrregional RN (2016); Membro do Comitê Gestor de Educação do Campo e Diversidade da SEEC/RN (2019); Coordenador do Fórum Intersetorial de Professores e Professoras Indígenas Mendonça (2022); Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (2023). É Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2023); Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clinica pela Faculdade Maciço de Baturité (2018); Licenciado em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (2016). Tem experiência na atuação e pesquisa com educação escolar indígena e povos indígenas do RN.
MEDIADORA: Marcela Costa

Local: Auditório Central.

Horário de Início: 18:30 hs.

Vagas: 100.

Informações

  • Período de Inscrição: de 16/04/2025 a 29/04/2025
  • Período de Realização: de 29/04/2025 a 29/04/2025
  • Total de Vagas: 200

Interessado no evento? Não perca tempo, participe já!

Inscreva-se